Riscos de brinquedos luminosos para a visão das crianças

Image

Toda criança adora um brinquedo bem colorido, com sons e muita luz. Mas até que ponto isso pode ser um risco para a saúde dos olhos dos pequenos? A utilização incorreta desses produtos pode causar lesões oculares, que não machucam na hora, porém podem aparecera longo prazo.

De acordo com a oftalmologista pediátrica do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Kátia Dantas, é preciso muito cuidado com os brinquedos que sejam a laser. A especialista alerta que os pais verifiquem se o produto tem a regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.

“É preciso ter muito cuidado com piões que projetam raios laser quando giram, ou lasers de ‘sabres de luz’, por exemplo. Essa luz forte nos olhos das crianças pode causar até queimadura de retina. Tem muito brinquedo de arminha quem tem esse laser como mira, que é um perigo”, alertou a médica do IOFV.

Telas

Outra diversão comum para os pequenos são as telas. Com a febre dos videogames, smartphones e tablets, estão cada vez mais comuns problemas de visão nas crianças relacionados ao uso excessivo desta tecnologia.

“Eles podem apresentar os erros de refração mais comuns que são miopia (dificuldade de ver para longe),hipermetropia (borramento visual para perto com cansaço ocular) e astigmatismo(sensibilidade à luz, confusão de algumas letras e números, e cefaleia)”, disse Kátia.

“Também está se tornando comum sintomas relacionados ao ressecamento dos olhos, como vermelhidão, lacrimejamento e ardor ocular. Ainda pode apresentar estrabismo (olho torto),por exemplo”, acrescentou a oftalmologista.

Kátia Dantas esclarece que todas as consultas oftalmológicas são essenciais para o desenvolvimento adequado da visão, que se completa aos sete anos. Porém, o acompanhamento tem de ser frequente.

TELEFONES

(81) 3036-9595

REDES SOCIAIS

CONTATO

Fale agora Ligue Agora