Você sabia que o olho pode mudar de cor?

Não é tão comum, mas as cores dos olhos podem ser alteradas com o passar do tempo. Três motivos explicam essas mudanças: doença, acidente ou espontaneamente.

Um estudo realizado pelo Instituto da Universidade de Stanford, na Califórnia, acompanhou 148 bebês nascidos no Hospital Infantil Lucile Packard, localizado no próprio estado norte-americano. Cerca de dois terços das crianças estudadas vieram ao mundo com olhos castanhos e um quinto, com olhos azuis.

Dois anos depois, dos 40 bebês com olhos azuis, 11 tinham olhos castanhos com dois anos de idade, três tinham cor de avelã e dois, verdes. E dos 77 recém-nascidos com castanhos, 73 seguiram com a mesma cor com dois anos de idade. Ou seja, de acordo com a pesquisa, olhos claros têm maior probabilidade de mudar de cor nos primeiros anos da vida.

“O escurecimento pode ocorrer pelo acúmulo de um pigmento protetor na íris. Essa mudança é saudável e comum, mais restrita ao início da infância. Embora as mudanças da cor dos olhos geralmente serem inofensivas, elas podem estar relacionadas a lesões, infecções ou danos causados pelo sol.

Temos o caso famoso de David Bowie, que teve o olho esquerdo com cor alterada após um soco na cabeça”, disse Alexandre Ventura. “Outra razão possível é a heterocromia, em que a cor da íris é diferente em cada olho”.

É o caso da atriz Mila Kunis, que teve essa anomalia por conta de uma infecção, que destruiu parte do pigmento do olho esquerdo. A mudança de cor no adulto pode evoluir com glaucoma”, acrescentou o médico do IOFV.

A maior parte das mudanças de coloração são benignas, mas Alexandre Ventura recomenda que, caso ocorra, que a pessoa procure o médico oftalmologista imediatamente.

 

telefones

Redes Sociais

Contato


    IOFV – Instituto de Olhos Fernando Ventura © 2022 – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
    IOFV – 021.145.158/0001-20 | CEVIPE – 13.436.962/0001-30
    Desenvolvido por Sale Marketing