Cinco sinais de problema na visão de alunos na sala de aula

Após as férias escolares do meio do ano, as aulas estão de volta! Crianças e adolescentes ainda estão no ritmo de “readaptação à rotina” de estudos, de acordar cedo e a disciplina para o bom aprendizado. Para que as atividades tenham sucesso dentro das escolas, os professores podem ajudar os pais a identificar problemas oculares.

A saúde dos olhos é de fundamental importância para que o conteúdo seja assimilado pelos estudantes. A oftalmologista-pediatra do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), Kátia Dantas, destaca cinco pontos em que os professores podem ter papel fundamental para perceber algo “anormal” com o olho dos alunos.

VEJA CINCO PROBLEMAS DE VISÃO QUE PROFESSORES PODEM IDENTIFICAR:
– Apertar ou esfregar os olhos com frequência, o que faz com que eles fiquem avermelhados, irritados ou lacrimejando;
– Perder-se ao ler ou usar o dedo para guiar os olhos durante a leitura;
– Franzir a testa o tempo todo;
– Ter uma queda brusca no desempenho escolar e nas notas;
– Colocar o livro e o caderno muito próximos ao rosto.

“A visão comprometida pode prejudicar o desenvolvimento motor, atrapalha a conexão da criança com o mundo e reduz a capacidade de comunicação. É importante saber reconhecer e lidar com isso em sala de aula para os pais serem alertados a realizarem exames”, destacou Kátia.

A oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura ressalta a importância de que o paciente seja encaminhado ao médico para tentar descobrir possíveis problemas, caso alguns dos sintomas sejam apresentados. O diagnóstico precoce é importante pois, quanto mais rápido a anomalia for descoberta, maiores são as chances de tratamento eficaz.

telefones

Redes Sociais

Contato

    IOFV – Instituto de Olhos Fernando Ventura © 2022 – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
    IOFV – 021.145.158/0001-20 | CEVIPE – 13.436.962/0001-30
    Desenvolvido por Sale Marketing