Alexandre Ventura, do IOFV, deu alguns alertas para a folia
Faltam poucas semanas para a abertura oficial do Carnaval. Apesar disso, em Pernambuco, várias prévias já estão acontecendo, com muita alegria, mas também aglomerações. Por isso, é preciso atenção com a saúde, principalmente na pele, mas também com os olhos. O oftalmologista Alexandre Ventura, diretor do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), preparou cinco dicas para quem está aproveitando ou ainda vai curtir a folia.
– Espumas e maquiagem
“Quando há qualquer tipo de aglomeração pode ocorrer a conjuntivite. Ela pode ser um dos sintomas do resfriado, por exemplo. Tem também os produtos químicos, como aquela espuma, e no olho pode causar irritação. Tudo isso, mais o calor, ajuda na proliferação desse problema. É importante ter cuidado com a maquiagem, glitter e protetor solar. O contato deles nos olhos causa irritações, principalmente ao coçar”.
– Higiene
“Por conta da aglomeração, evite lugares fechados com muita gente e jamais esfregue os olhos sem antes lavar bem as mãos”.
– Lente de contato
“Quem usa lente deve andar com o seu kit por perto. Você pode precisar a qualquer momento e o colírio por perto sempre salva. A pior coisa é estar desprevenido, e é muito importante contar com produtos próprios para esses cuidados”.
– Óculos de sol
“No Carnaval, por conta do sol forte, muitos comerciantes vendem óculos escuros, mas os objetos ‘falsificados’ costumam vir sem proteção ultravioleta. Entre ficar sem o acessório ou usar um sem proteção ultravioleta, é melhor ficar sem. Um falsificado dilata a pupila, favorecendo maior penetração da radiação. Por isso, é necessário que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas, pois outra função dos óculos de sol é permitir que possamos ver melhor quando ofuscados por luz forte. Usar óculos sem proteção pode causar degeneração da conjuntiva, ceratites, catarata e doenças degenerativas da retina”.
– Alimentação
“Esta última dica não é específica sobre os olhos, mas para o corpo todo, de uma forma geral: se alimente bem! Também é importante a hidratação e período de descanso entre as festas. A saúde do corpo é toda integrada, e quando estamos com a imunidade baixa, ficamos mais suscetíveis para que problemas de saúde apareçam”.