Chegamos à melhor época do ano, a de São João! Período de comidas típicas, quadrilhas, roupas, música e tradição. Por outro lado, também é preciso atenção redobrada com a saúde. Neste mês, teremos muitas fogueiras e fogos de artifício. Sobre isso, a oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura explica os cuidados que devem ser tomados para não ter problemas durante as festas.
De acordo com Catarina Ventura, as fogueiras e fogos podem ocasionar desde queimaduras e traumatismos oculares até danos definitivos, além de ardência, conjuntivite, uveíte e alergia. Para a oftalmologista, a melhor forma de evitá-los é ter cuidado na escolha dos fogos, observar as instruções e se manter longe das crianças.
“É bom não ficar olhando para cima quando for soltar, pois pode cair a fagulha no olho. Tem de ter cuidado com os fogos que não acendem. Geralmente as pessoas vão muito próximas para verificar, ele pode acender repentinamente e atingir a visão. Em relação às fogueiras, a fumaça vai existir. Mesmo você estando em casa, não tem como escapar, dependendo da quantidade de fogueiras nas ruas. O ideal é evitar o contato com o vapor e o fogo. Quem tem olho seco, sentirá mais irritação que o normal”, disse a diretora do IOFV.