​Outubro Rosa: exames oftalmológicos podem ajudar na descoberta do câncer de mama

Chegamos à última semana do Outubro Rosa, mês de conscientização da população para os cuidados com o câncer de mama. O que pouca gente sabe é que a doença pode interferir na visão. O oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), destaca a importância dos exames de rotina.

“O câncer de mama pode afetar a saúde dos olhos por meio de metástases oculares (disseminação do tumor para os olhos) ou pelos efeitos colaterais de tratamentos, como quimioterapia e radioterapia. A metástase pode causar sintomas como visão turva, manchas na retina, brilhos ou desvio do globo ocular. Os tratamentos podem provocar secura ocular, sensibilidade e visão embaçada”, explicou Alexandre.

Células cancerígenas se deslocam pela corrente sanguínea ou linfática e se alojam nas estruturas do olho, mais comumente na coróide, mas também na íris, órbita ou retina. Elas podem causar perda de visão ou visão turva, moscas volantes ou flashes de luz, manchas escuras na íris e desvio do globo ocular.

“O tratamento do câncer traz efeitos colaterais, como olho seco, visão embaçada, irritação e inflamação, causados pelos efeitos da medicação. A toxicidade ocular é comum e pode afetar na produção das lágrimas”, acrescentou Alexandre.

EXAMES DE ROTINA

O médico oftalmologista do IOFV destaca que é fundamental que pacientes com câncer de mama realizem exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde dos olhos durante e após o tratamento.

“Um oftalmologista pode ser o primeiro a detectar metástases oculares, pois o exame de fundo de olho pode revelar alterações que ainda não estão causando sintomas. Para mulheres com mais de 40 anos, exames de rotina anuais são recomendados”, encerrou.

 

IOFV – Instituto de Olhos Fernando Ventura © 2022 – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
IOFV – 021.145.158/0001-20 | CEVIPE – 13.436.962/0001-30
Desenvolvido por Sale Marketing