Saúde ocular e folia

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o oftalmologista Carlos Gustavo Gonçalves alertou para os perigos e cuidados necessários para quem vai entrar na folia neste Carnaval.

 

‘’Se uma partícula do glitter cair no olho, por exemplo, pode machucar a córnea e causar dano irreversível à visão. As maquiagens, de uma maneira em geral, em contato com os olhos, podem causar irritação e alergias. Por isso, devemos sempre lembrar de retirá-la e lavar o rosto antes de dormir para evitar irritação ou infecção. As pomadas modeladoras podem causar lesões nas pálpebras, conjuntiva (conjuntivite química) e na córnea (abrasões e úlceras), com risco de perda visual’’.

Ele ainda aponta que outros causadores de irritação nos olhos são as espumas e sprays que também podem levar a inflamações nessas regiões. Segundo ele, por ser uma região sensível as pessoas devem optar por produtos de boa qualidade, que sejam à prova d’água, hipoalergênicos e testados dermatologicamente.

‘’Em relação às pomadas modeladoras, fórmulas que contenham os compostos químicos utilizados em cosméticos dessa natureza, como citou Márcia, são uma ameaça à visão. Esses conservantes contêm elementos tóxicos à pele e mucosas, podendo causar alergias e queimaduras nos olhos, devem ser evitados.’’ pontua o especialista.

Vale lembrar que, se o produto causar irritação na pele ou entrar em contato com os olhos, é necessário lavar com água corrente ou soro fisiológico sem esfregar a região. Se permanecer o incômodo, é preciso procurar atendimento especializado.

Confira a matéria completa: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2024/01/carnaval-calor-e-multidao-cuidados-ao-usar-cosmeticos-na-folia.html

telefones

Redes Sociais

Contato

    IOFV – Instituto de Olhos Fernando Ventura © 2022 – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
    IOFV – 021.145.158/0001-20 | CEVIPE – 13.436.962/0001-30
    Desenvolvido por Sale Marketing